Como aprender a falar francês online

Quer aprender francês, mas está sem condições de se deslocar até uma escola? Descubra aqui como aprender a falar francês online no conforto da sua casa!

A pandemia do novo coronavírus impôs uma série de restrições na nossa rotina. Com o distanciamento social, as aulas através de plataformas online se popularizaram e alguns paradigmas do formato tradicional de ensino foram derrubados.

Como resultado disso, algumas instituições e escolas particulares já estudam a possibilidade de manter a modalidade de ensino à distância (EaD) mesmo após a pandemia. Esse é o caso de muitas escolas de idiomas, por exemplo. 

Provavelmente, você já se questionou sobre como aprender francês online e superar os desafios que esse formato impõe. Neste post, vamos falar sobre esse tema e, de quebra, ainda te dar dicas para aproveitar ao máximo as aulas no conforto da sua casa! Vamos lá?

É possível aprender a falar francês online?

Felizmente, a resposta é SIM! Mesmo com o isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus, você não precisa abrir mão de aprender francês. 

Muitas pessoas não encontram boas escolas de francês na região em que moram ou, ainda, só querem a praticidade de fazer as aulas no conforto de suas casas, sem ter que enfrentar o trânsito ou o transporte público no final do dia. Logo, as aulas de francês online são uma boa opção para viabilizar os estudos.

Porém, será necessário que você adote a mentalidade adequada a esse processo de aprendizado, pois existem algumas diferenças entre o ensino presencial e ensino online. Para conhecer mais sobre os prós e contras de aprender francês com ferramentas tecnológicas, listamos abaixo as principais vantagens e desvantagens dessa modalidade. Confira:

Principais desvantagens de aprender francês online 

Interação

Ao optar por aulas online, você não terá contato presencial com seus colegas de turma e com o(a) professor(a). Embora a tecnologia atualmente facilite a comunicação à distância, algumas pessoas ainda preferem a sala de aula para poder interagir com os colegas e o ambiente.

Disciplina em dobro

Você precisará fazer mais esforço para se manter concentrado nas aulas. Tanto o ambiente da sua casa quanto o uso de celular e de redes sociais durante a aula podem atrapalhar o processo, capturando sua atenção da aula.  

Assim sendo, é preciso bastante cuidado e disciplina para ficar focado na sala de aula virtual e não cair em armadilhas ou se distrair com outra aba do seu navegador, por exemplo. 

Dependência da tecnologia

Em um curso online, você depende do acesso à internet, computadores, smartphones ou tablets. Ou seja, se você tiver algum problema técnico, poderá perder a aula.

Vantagens de investir no aprendizado de francês online 

Custo

Se você colocar na ponta do lápis, os custos com cursos online tendem a ser  menores se comparado com os presenciais, afinal você irá economizar tempo e dinheiro no deslocamento optando por essa modalidade.

Contudo, ao procurar por um curso online, uma dica é verificar se se trata de um curso com aulas ao vivo ou gravadas. Em um curso com aulas ao vivo, a experiência é muito semelhante a de uma aula presencial. 

Os cursos que oferecem aulas gravadas, embora possam ter um custo mais baixo, podem comprometer seu aprendizado, afinal de contas, com quem você vai colocar em prática o que está aprendendo? 

Se estiver na dúvida sobre qual escola escolher, não se esqueça de comparar a quantidade semanal de horas de aulas ao vivo entre elas. Pense assim: para aprender a dirigir, apenas aulas teóricas e gravadas seriam suficientes ou você precisaria de aulas práticas também?

Algumas escolas escolhem manter os preços iguais para ambas modalidades, mas, em contrapartida, diminuem o número de alunos por sala – implicando em melhor aproveitamento individual.

Flexibilidade e mobilidade

Você pode acompanhar as aulas online de qualquer lugar do mundo. Basta um dispositivo com acesso à internet e pronto! Caso você precise viajar a trabalho ou lazer, não precisará interromper seu aprendizado e quebrar o ritmo. É recomendado, entretanto, que você assista às aulas sempre de um computador.

Liberdade

Você não precisa considerar o critério “localização da escola” para escolher qual a melhor instituição para o aprendizado de francês. O uso de tecnologias quebra barreiras geográficas e aumenta a acessibilidade às informações. 

Portanto, a escolha por aulas remotas pode te oferecer muitos ganhos, mas não deixa de impor novos desafios. Quer algumas dicas sobre como aprender francês online sem cair em armadilhas? Continue a leitura.

Dicas e orientações para aprender a falar francês online

Estudar no conforto da sua casa pode ser ótimo, mas, como mencionado, é importante ser disciplinado. Por isso, não se assuste! Confira dicas de como aprender francês online sem perder o aproveitamento:

  • Participe ativamente das aulas, faça perguntas, anotações;
  • Não tenha medo de errar! Interaja sempre que possível;
  • Aproveite o tempo que você economizou com o deslocamento para estudar e fazer exercícios;
  • Mantenha seu local de estudo limpo e organizado;
  • A dica anterior também vale para o seu ambiente virtual, isto é, feche abas desnecessárias no seu navegador e desative notificações de aplicativos;
  • Avise seus familiares, ou quem divide a casa com você, que naquele determinado horário você estará ocupado assistindo aula ou estudando;
  • Mantenha o microfone ativo, isso facilitará sua interação oral;
  • Deixe a câmera ligada, pois a comunicação corporal e o contato visual também contribuem no processo de aprendizado;
  • Não deixe de lado o bom e velho caderno. Escrever ajuda a memorizar e também a manter o foco na aula.

*

A tecnologia nos proporciona muitas facilidades. Com mentalidade adequada e o auxílio de professores qualificados, é possível aprender um novo idioma online sem problemas! 

Nós, da École Québec, somos uma escola de idiomas e podemos te ajudar a aprender francês online e alcançar a proficiência necessária para atingir os níveis intermediário/avançado. 

Com as orientações certas, professores qualificados e metodologia diferenciada, é possível aprender em pouco tempo e em ambiente totalmente virtual. 

Nós possuímos mais de quinze anos de experiência em ensino de francês québécois, metodologia própria e professores qualificados e com vivência no Québec (alguns deles nativos, inclusive). Estamos preparados para te conduzir nesta trajetória de estudo e aprendizagem de uma nova língua. Conte conosco!


O que acha de marcar uma aula experimental e começar a flertar com o idioma? Você não vai se arrepender!

Deixe um comentário