Como trabalhar no Canadá?

Já pensou sobre o que você tem que fazer para poder morar e trabalhar no Canadá? Descubra as principais informações que você precisa para dar os seus primeiros passos!

O Canadá possui uma sociedade multicultural com pessoas do mundo inteiro. Isso resultou em uma população diversificada que contribuiu para a cultura e economia canadense. Este artigo lhe dará uma introdução sobre como viver no Canadá, o que você precisa fazer antes de vir e como é viver neste país.

O Canadá é um país lindo com muitas oportunidades para quem está disposto a trabalhar duro. Proporciona estabilidade e segurança aos seus cidadãos, ao mesmo tempo que acolhe imigrantes de todas as origens.

Quais profissões o Canadá precisa?

No Canadá, a regulamentação de uma profissão varia de acordo com a província. Cada uma das províncias e territórios tem seu próprio órgão regulador, que determina a elegibilidade e os requisitos para cada profissão. Logo, a necessidade de profissões também varia de acordo com a região.

Uma das regiões com maior oferta de empregos, e que tem investido na facilitação do processo de contratação de estrangeiros é o Québec. Todos os anos o Governo do Québec atualiza a sua lista de profissões. Confira a seguir uma lista com dez empregos com alta demanda que já fizeram parte dessa lista:

1- Técnicos de rede de computadores

2- Engenheiros elétricos e eletrônicos

3- Desenvolvedores de mídia interativa

4- Técnicos de engenharia civil

5- Auxiliares de enfermagem e préposés aux bénéficiaires (acompanhantes)

6- Educadores de primeira infância

7- Carpinteiros

8- Enfermeiras psiquiátricas

9- Engenheiros da computação

10- Soldador

Além desses, também há oportunidades nos setores de alimentação, turismo e entretenimento, já que, devido a instabilidade e incertezas causadas pela pandemia, muitos trabalhadores preferiram mudar de profissão. Além disso, falta mão de obra qualificada para ocupar diferentes cargos no mercado de trabalho.

Acesse a lista completa de profissões em alta demanda no Québec

É fácil arranjar emprego no Canadá?

Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem é se é fácil conseguir um emprego em Québec. A resposta a esta pergunta não é simples e depende da experiência anterior da pessoa, educação e habilidades.

A boa notícia para quem está pensando em se mudar para Québec é que há muitas oportunidades para os recém-chegados.

O governo de Quebec tornou mais fácil para as pessoas encontrarem empregos em Québec. O governo provincial criou o Programme de l’expérience québécoise – Programa de Experiência Québécois – abreviado como PEQ, que ajuda os recém-chegados a encontrar empregos em sua área de especialização.

O que preciso para morar e trabalhar no Canadá?

Para trabalhar no Canadá, você deve se tornar um imigrante. No caso do Québec, a jurisdição de imigração é tanto do Governo do Canadá quanto do Governo do Québec. Sendo assim, é necessário que você esteja de acordo com as regras de ambos os governos para participar do processo.

A responsabilidade da seleção de indivíduos que queiram imigrar para o território québécois é do Governo do Québec. Quando você é selecionado, você e a sua família acompanhante recebem o Certificat de Sélection du Québec, ou CSQ, o Certificado de Seleção do Québec.

Logo, você e sua família precisam cumprir três passos:

  • Passar no exame médico e nos testes de segurança e passado criminal.
  • Ser um dos indivíduos selecionados para ter um CSQ.
  • Se registrar para residência permanente com o Immigration, Refugees and Citizenship Canada.

Qual é a média de salário mínimo no Canadá?

O salário mínimo no Canadá varia de acordo com a província. Além disso, é preciso lembrar que o cálculo do salário mínimo é feito por hora de trabalho, e não por mês, como acontece no Brasil. O pagamento costuma acontecer quinzenalmente, e portanto é preciso calcular o valor para poder fazer uma comparação com o valor do salário brasileiro.

No Québec o valor do salário mínimo por hora é de C$14.25 (C$ significa Dólares Canadenses). Se considerarmos o padrão de quarenta horas semanais de trabalho, temos um salário mínimo médio de C$570.00 por semana, C$1140.00 a cada quinze dias e de C$2280.00 por mês.

Se levarmos em conta que o valor de C$1.00 está por volta de R$3.80 (com o valor do câmbio variando de acordo com a cotação diária), temos um valor salarial mensal aproximado de R$8664.00.

Morar no Canadá pode ser uma oportunidade incrível para brasileiros que estejam procurando mudar de vida. O Québec em especial possui muitas possibilidades para pessoas que tenham interesse em ter uma vivência cheia de cultura e perspectivas.

Sendo parte da região francesa do Canadá, é importante saber falar o idioma local. É por isso que a École Québec oferece aulas de francês québécois, integrando todas as peculiaridades da região, como gírias, expressões e cultura no seu ensino da língua.

O que acha de marcar uma aula experimental e começar a flertar com o idioma? Você não vai se arrepender! 

Venha falar conosco e dê seu primeiro passo para mudar de vida!

Agende sua aula experimental gratuita aqui!