Estudar no Canadá: uma estratégia para imigração

Estudar no Canadá é uma oportunidade incrível por si só, mas você sabia que é possível fazer desta experiência uma estratégia para imigração?

O Canadá é um dos destinos mais procurados por estudantes estrangeiros. Em 2020, o total de estudantes internacionais, em todos os níveis de estudo, era superior a 530 mil, segundo o Departamento de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC). 

Ademais, os índices de satisfação também impressionam. De acordo com o Bureau Canadien de l’éducation Internationale, 96% dos estudantes internacionais recomendam o Canadá como destino de estudos e 60% destes estudantes planejam se inscrever para residência permanente no país! 

Neste artigo você vai descobrir porque é uma excelente ideia escolher estudar no Canadá e, ainda, como fazer dessa experiência uma estratégia para imigração com a sua família. Vamos lá?

Por que estudar no Canadá?

O Canadá possui programas de estudo para vários perfis e necessidades – cursos de idiomas, ensino médio, ensino superior, tecnólogos e pós-graduação… Isso porque é um país com políticas públicas que estimulam o trabalho e o estudo, permitindo, por exemplo, que estudantes com visto superior a seis meses, trabalhem por até 20 horas semanais. Isso ajuda muito, não é mesmo?

Vale ressaltar que o Québec tem autonomia para selecionar os imigrantes que se alocarão na charmosa província. Portanto, se esse for o seu destino de interesse, você deve se inscrever especificamente junto ao Ministério de Imigração do Québec. E um fator é indiscutível: falar o idioma francês e compartilhar os valores comuns a sociedade quebequense são condições fundamentais para você ser considerado como candidato.

E mais, você ainda poderá escolher estudar em algumas das melhores universidades do mundo! No Québec você tem diversas opções, dentre as quais se destacam a Université de Montréal, Université Laval e Université McGill.

Outra característica muito positiva das universidades no Québec é a diversidade já que, em alguns casos, chegam a apresentar até 30% da base de estudantes composta por estrangeiros. Você pode encontrar quase todos os grupos étnicos do mundo! 

Some todas essas vantagens às oportunidades que a cosmopolita cidade de Montréal oferece! São diversas opções culturais, gastronômicas, vida noturna e um rico cenário artístico. Sobram vantagens em estudar no Canadá, em especial no Québec! Vamos falar abaixo sobre as possíveis estratégias para a imigração. 

Estudar no Canadá abre portas para imigração?

Estudantes estrangeiros com credenciais canadenses e experiência de trabalho no país podem solicitar residência permanente. Portanto, obter um diploma em uma instituição canadense é uma decisão estratégica, caso sua intenção seja imigrar para o Canadá. Confira os programas disponíveis!

Programme de l’expérience Québécoise (PEQ Estudo ou PEQ Trabalho)  

Uma excelente opção à qual você pode se candidatar ao concluir seus estudos no Québec ou caso você seja um trabalhador temporário na província. Através desse programa, você pode obter um certificado de seleção para residir no Québec permanentemente.

Entretanto, muita atenção! Você só se qualificará para esses programas caso sua formação ou linha de pesquisa corresponda às categorias em demanda no Canadá e, sobretudo, se você encaixar nos critérios estabelecidos pelo Governo do Québec para imigração por essa via. 

Post-graduation Work Permit (PPGWP)

Este programa permite solicitar um visto de trabalho válido de 8 meses a 3 anos, após você completar seus estudos no Canadá. O interessante é que essa experiência de trabalho contará pontos para processos de imigração.

Trata-se de uma organização canadense, sem fins lucrativos, que financia pesquisas científicas. Um dos programas oferecidos aos estudantes estrangeiros é o Estágio de Pesquisa, uma iniciativa muito interessante para alunos graduandos da América Latina.

Além disso, a Mitacs oferece a Globalink Graduate Fellowship, uma bolsa de C$ 15.000,00 (quinze mil dólares canadenses) em apoio financeiro para ex-estagiários que queiram voltar ao Canadá para realizar estudos de pós-graduação! São mais de 70 universidades canadenses para você escolher, sendo o Québec um dos principais parceiros. 

É necessário saber falar francês para estudar no Canadá?

A proficiência em francês tem se tornado cada vez mais importante para quem deseja estudar, trabalhar e morar no Canadá. Se engana quem acredita que o idioma só tem peso nos processos cujo destino é a província do Québec.

Isso porque o IRCC anunciou recentemente aumento do peso da pontuação de fluência em inglês e francês, para quem está concorrendo pelo Express Entry. Então se você deseja trabalhar no Canadá, saber falar francês será decisivo para receber um convite. 

É importante reforçar que para ser aceito por qualquer universidade é imprescindível ter o nível intermediário completo (níveis 7 e 8 da Escala do Québec ou o nível B2 do Quadro Europeu). Contudo, quanto mais avançado você estiver no aprendizado do idioma, menor será sua dificuldade em se adaptar às aulas e tarefas acadêmicas.

Da mesma forma, você precisará ter esse nível de proficiência em francês, caso deseje solicitar residência permanente no Québec. Porém, a exigência é ainda maior e é necessário ser aprovado em uma prova do Governo – que também tem que ser feita para conseguir a residência permanente e que trata sobre os valores compartilhados pela sociedade quebequense.

Assim, se seu interesse é estudar no Canadá, saber falar francês é uma enorme vantagem. Existem cursos excelentes na Université de Montréal (UdeM) oferecidos apenas em francês, em alguns casos, inclusive, que você só encontra nessa universidade. 

Mas isso não é exclusivo da UdeM, pois há diversas instituições de ensino superior na rede pública da Université du Québec, distribuídas por todas as cidades da província, nas quais também é possível fazer disciplinas em francês. 

*

Portanto, o francês amplia muito seus horizontes, tanto em convivência, quanto em conhecimento, além de poder facilitar sua entrada no país para trabalhar e construir uma carreira.

Definitivamente, estudar o idioma francês é um diferencial para você realizar seu sonho de estudar ou trabalhar no Canadá e ainda tornar sua candidatura a imigração muito mais competitiva! Que tal marcar uma aula experimental ainda hoje e conhecer a metodologia única da École Québec?

Aqui na École Québec possuímos mais de 15 anos de experiência em ensino de francês québécois, metodologia própria e professores qualificados e com vivência no Québec.

Conte conosco!

Por École Québec

École Québec offre des cours de français québécois et d'intégration aux étrangers qui veulent travailler, immigrer ou étudier au Québec/Canada.

Deixe um comentário