Quem somos

Mais que uma escola,

uma comunidade

Somos uma das únicas escolas de francês no Brasil criada e dirigida por quebequenses.

Mas não é só isso que nos faz sentir que somos uma comunidade:

Conhecemos muito bem o Québec e existimos para compartilhar com os futuros imigrantes quatro dos aspectos fundamentais quando se planeja trabalhar ou estudar em outro país: idioma, características culturais, valores e dinâmicas sociais.

E neste partilhar diário que já vivemos há 14 anos aqui na EQ (como carinhosamente apelidamos nossa École), fomos nos tornando, além de uma escola, uma comunidade québécoise no Brasil.

Existimos para compartilhar

Cursos de francês do básico ao avançado
Com enfoque no preparo para o ingresso no mercado de trabalho québécois, realização de estudos no exterior ou provas de proficiência em francês. Para quem planeja imigrar para Québec ou simplesmente aprender/aprimorar o idioma.
Metodologia e material didático próprios
Criados e desenvolvidos por uma equipe de profissionais com extensa formação em ensino de línguas estrangeiras e grande vivência internacional, especialmente no Québec.
Aulas em grupos pequenos
Conduzidas por professores nativos ou com larga vivência em países francófonos, como Canadá (Québec), França, Congo, Senegal, Marrocos, entre outros.
Uma escola acolhedora, leve e bem humorada (como a cultura Québec)
Presente “fisicamente” em São Paulo e no Rio de Janeiro, e em qualquer parte do Québec, do Brasil e do mundo através de nossas salas de aula virtuais.

Aprenda o autêntico francês québécois começando pelo nosso material didático!

Batizado de “Objectif Québec”, o livro que guia nossos cursos do básico ao intermediário foi desenvolvido pela própria rede École Québec (EQ) por meio da síntese de dois elementos: a vivência de quem nasceu ou morou no Québec e a expertise em ensinar a língua francesa para aqueles que sonham em imigrar ou estudar nesta província canadense. 

Na EQ, o ensino do idioma é sempre contextualizado: vamos te ensinar francês québécois falando também sobre a cultura, a história e os valores da região, para que você experimente um gostinho do Québec aqui no Brasil.

Sinta-se confortável para se comunicar em francês em qualquer lugar do mundo. 

Criamos o Objectif Québec movidos pela vontade de abrir as portas do mundo francófono aos nossos(as) alunos(as). Adoramos ser anfitriões e fazemos de tudo para você criar vínculos estreitos com este idioma. 

Pela nossa experiência, sabemos que esse nosso jeito de acolher e conduzir o aprendizado permite que nossos alunos se integrem rapidamente à vida no Québec quando chegam por lá. Queremos muito que você se sinta em casa ao escutar um bonjour ou um bonne nuit, no Québec ou em qualquer parte do mundo!

Aprenda o idioma rapidamente, por meio de vivências práticas e com enfoque nos seus objetivos. 

Como sabemos que o grande objetivo para se aprender um idioma é a comunicação, na EQ a aprendizagem acontece partindo das situações cotidianas da vida real: apresentar-se a alguém, contar uma história, fazer um pedido em um restaurante, e por aí vai! 

Na prática, um dos resultados desta abordagem é que, ao se dedicar aos estudos e seguir as orientações de nossos(as) professores(as), esperamos que você já esteja preparado(a) para realizar entrevistas para trabalhar ou estudar em países de língua francesa em menos de um ano, caso opte pelo curso intensivo, ou em até dois anos, optando pelas outras modalidades.

*Prazo baseado nos cursos realizados na modalidade intensiva.

Aprenda o francês utilizado na vida real. Em nossas aulas, buscamos colocar nosso(a) aluno(a) em ação, exercitando continuamente as quatro habilidades linguísticas – ler, escrever, ouvir e falar – nos contextos em que elas realmente são utilizadas.

Assim, na EQ você aprende o francês quase como se já estivesse vivendo no Québec! É aquele “aprender com a vida”, que a gente traz para dentro da sala de aula por meio dos materiais autênticos no idioma e das situações de comunicação reais que criamos a cada uma das “lições”.

Conte com a EQ para para te encorajar a voar alto. Nossa convicção na aprendizagem de cada um(a) de nossos(as) alunos(as) é gigante. 

Por isso, além de todo material didático, oferecemos um “portal do aluno” com conteúdo audiovisual e exercícios complementares, tudo criado por nós.

Além disso, realizamos avaliações periódicas, ao longo e ao final de cada curso, para te ajudar na preparação para cada um dos níveis da Escala de Québec de Proficiência em Língua Francesa de Imigrantes Adultos, que vai do nível 1 (A1) ao nível 12 (B2).

Conte com a EQ como parceira dedicada neste vôo. 

Como especialistas no ensino do francês québécois, nos sentimos muito entusiasmados em aproximar futuros imigrantes, ou interessados pelo universo francófono, ao idioma. 

Nossa metodologia transforma todo este entusiasmo em estratégia, que chega até o(a) aluno(a) por meio de diversas ferramentas: livro do estudante, áudios e vídeos, atividades de produção oral e escrita, avaliações, autoavaliações e o que mais a criatividade de nossos professores permitir!

Serge Boire

Sócio-diretor e Diretor-geral

Serge é quebequense, nascido em Montreal e  formado em Jornalismo. Antes de chegar ao Brasil, atuou por quase 20 anos como jornalista para várias redes de televisão, estações de rádio e jornais do Canadá. Em 2010, se lançou ao seu sonho de trabalhar como correspondente internacional e fez de nosso país sua nova casa. Ainda hoje continua realizando matérias para a rede pública de rádio e televisão da Ici Radio-Canada, e as rádios do grupo COGECO Média no Québec.

Mas, como a vida é sempre cheia de surpresas, já em 2010, Serge conheceu a École Québec e logo se apaixonou por sua missão e pelos sonhos dos seus alunos, descobrindo assim um novo jeito de realizar a ponte entre as duas culturas. Por isso, depois de atuar como professor da escola durante oito anos, em 2018, assumiu a unidade da École Québec do Rio de Janeiro e em 2019, a unidade da École Québec de São Paulo, com a saída da fundadora Catherine Potvin do Brasil.

Arthur Marra

Sócio-diretor e
Coordenador pedagógico

Nascido em uma cidade pequena do interior do Estado de São Paulo, Arthur queria aprender francês desde criança, mas só conseguiu realizar esse sonho na faculdade, quando se mudou para São Paulo.

Começou a estudar francês no curso de Letras da Universidade de São Paulo, onde se formou como Bacharel e Mestre em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês.

Em 2013, viveu em Rennes, na França, para aprofundar seu conhecimento em francês. Lá, ele cursou algumas disciplinas do mestrado em Francês como Língua Estrangeira na Université de Rennes 2.

Tendo voltado ao Brasil, começou a se envolver com a pesquisa acadêmica e se juntou a um grupo de pesquisa que estuda o ensino e a aprendizagem de francês como língua estrangeira.

Stephanie de Oliveira

Atendimento ao cliente

Stephanie construiu seu conhecimento e prática de atendimento, em um trabalho voluntário que durou 3 anos, e se estendeu a um intercâmbio para Espanha. 

Após esse período, iniciou curso técnico em Gestão de RH e começou a atuar na área administrativa. Ela faz parte da equipe da École Québec desde o início de 2020 trabalhando no atendimento ao cliente.

Jiří Girčák

Gerente e Financeiro

Jiri Gircak é formado em Letras pela Universidade de Brno, República Tcheca, pós-graduado em Administração de empresas pela FGV.

Ele faz parte da equipe da École Québec desde 2017 como auxiliar administrativo, e recentemente, como financeiro e gerente administrativo.

Carolina Rabelo

Auxiliar administrativa

Carolina Rabelo é formada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão, atualmente doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Linguística Aplicada da UFRJ.

Ela faz parte da equipe da École Québec desde de 2014 como auxiliar administrativo.

Ana Carol

Auxiliar administrativa

Ana Carol faz parte da equipe da École Québec como auxiliar administrativa.

Danilo Nagamatsu

Diretor de Marketing e Comunicação

Nascido no Rio de Janeiro, formado em Comunicação Social e pós em Gestão de Comunicação, é descendente de japoneses e árabes que imigraram para o Brasil em busca de novas oportunidades no passado, hoje, alinha a história de mudança de sua família ao propósito da eQ de ajudar as pessoas a terem uma vida melhor no Québec.

Amante da arte, principalmente do campo da ilustração, é o responsável pela comunicação e marketing da escola.

Mateus Primerano

Estagiário de Marketing

Mateus é formado em Artes Visuais pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e Marketing na Anhembi Morumbi. Entrou para o time em 2021 para fazer parte o departamento de Marketing e cuida da redes sociais da École Québec.

Maikel Apostol

Auxiliar administrativo

Maikel é venezuelano e faz parte da equipe da École Québec como auxiliar administrativo e atendimento do público hispanófono.

Sua conexão com o Canadá!

Aprenda francês em até 10 meses