Onde fica Québec?

Québec, conhecida como “La belle province”, está localizada no leste do Canadá. Quer conhecer mais sobre onde fica Québec? Descubra aqui!

Québec fica no leste canadense, entre a Baía de Hudson e o território dos Estados Unidos, e faz fronteira com a província de Ontário a oeste e as províncias de Newfoundland e Labrador e New Brunswick a leste. 

Destaca-se entre as demais províncias do Canadá por ser a maior em extensão territorial, com área total de 1.542.056 quilômetros quadrados! Além disso, o principal diferencial de Québec é ser a única província canadense cujo idioma oficial é o francês. 

Assim, por ter a maior população francófona fora da França, o Québec é um destino muito interessante para quem deseja praticar suas habilidades no idioma francês, ou, ainda, procura por oportunidades profissionais, segurança e maior qualidade de vida – grandes atrativos para imigrantes.

Quer saber mais sobre onde fica Québec, a bela província canadense? Siga lendo este post!

Québec: características geográficas gerais

Québec é uma província no leste do Canadá com uma área de 1.542.056,00 km² de extensão. Conta com mais de 8 milhões de habitantes e as maiores áreas metropolitanas são a La Ville de Québec, Montréal e Gatineau. A região onde fica Québec, apresenta cenários absolutamente encantadores.

Na verdade, trata-se do território mais diversificado do Canadá. Desde Les Laurentides – uma das formações geológicas mais antigas do mundo, que se estende da região de Outaouais até a Côte-Nord – até o Lac Saint-Jean, você encontra algumas das mais belas paisagens do mundo! 

Vamos explorar alguns aspectos?

  • Parques Nacionais

Mundialmente conhecida por sua beleza natural incomparável, os parques nacionais estão espalhados por toda a província. Destacam-se o Parc national de Miguasha, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o Parc national des Grands-Jardins e o Parc Les-Hautes-Gorges-de-la-Rivière-Malbaie. Gosta de acampar e fazer trilhas? Não há lugar melhor!

Parc National des Grands Jardins, Mont du Lac des Cygnes,St Urbain Qc Canada (Photo/Steve Deschenes)
  • Flora

Geograficamente, a vegetação onde fica Québec também é bastante diversa, desde taiga (20%), tundra (24%) e a floresta boreal (27%), até as férteis planícies fluviais, entre o Escudo Canadense e os Apalaches. As encantadoras florestas  cobrem cerca de 750 300 km², sendo composta principalmente por árvores coníferas, como pinheiros, o abeto branco e abeto preto.

  • Fauna

Quanto à fauna, no Québec existem muitos tipos de animais selvagens. Os mais comuns são veados, alces, bois almiscarados, renas, ursos negros e ursos polares. Também existem animais de tamanho médio como o puma e o coiote. Outros pequenos animais incluem o esquilo cinzento e a lebre.

Esquilo Cinzento
Boi Almiscarado
  • Topografia

Outra característica geográfica impressionante da região onde fica o Québec são as formações montanhosas da província. As mais altas são: o Mont D’Iberville (1.622 m) na cordilheira Torngat, em Nunavik e o Mont Jacques-Cartier (1.268 m), na cordilheira Chic-Choc, em Gaspésie

  • Clima 

Em relação ao clima, a província está dividida em três zonas, que correspondem à vegetação predominante – floresta, taiga e tundra: clima polar no norte, clima subpolar na área central e clima úmido continental no sul e oeste. 

Cabe enfatizar que, nas áreas metropolitanas densamente povoadas, também há quatro estações bem definidas com flutuações de temperatura significativas ao longo do ano.

Há tantas coisas para aproveitar em cada estação! Quer você esteja procurando esportes de inverno ou uma aventura ao ar livre nas férias de verão, Québec tem de tudo! Mas, isso é assunto para outro post!

  • Distribuição demográfica

Onde fica Québec, a população está distribuída de maneira muito desigual, com 80% vivendo ao longo das margens do Rio São Lourenço, de Montréal à La Ville de Québec. Apenas a região de Montréal concentra cerca de 50% da população, de acordo com o censo de 2016. 

Já na maior parte do norte da província, a região é povoada apenas por povos indígenas, vivendo em pequenas comunidades isoladas espalhadas pela costa. Os Inuit, que vivem no extremo norte, por exemplo, ocupam uma área separada chamada Nunavik.

*

E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre o território onde fica Québec? Essa província, culturalmente muito rica, é um ótimo lugar para explorar porque é cheio de história! Na verdade, há tantas coisas diferentes para ver por lá que você nunca vai ficar entediado.

Além disso, se você ama a língua francesa, o Québec é um dos melhores lugares para aprender o idioma e ter uma experiência de total imersão. Se você tiver uma chance, não perca! Você ficará maravilhado!

Quer descobrir mais sobre o francês falado em Québec? Acompanhe nosso blog! 

Aqui na École Québec temos mais de quinze anos de experiência em ensino de français québécois, metodologia própria e professores qualificados e com vivência em Québec (alguns deles nativos, inclusive). Estamos preparados para te conduzir nesta trajetória de conhecer e estudar uma nova língua. Conte conosco!

Estude no conforto da sua casa e esteja preparado para morar no Québec! Faça agora mesmo uma aula grátis! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *