Quanto custa imigrar para o Québec

Pensando em morar no exterior, mas não sabe quanto dinheiro precisaria? Descubra aqui quanto custa imigrar para o Québec.

Quanto custa imigrar para o Québec? É caro? Será que é viável e possível em curto prazo? Muitas são as questões que disparam na cabeça de quem está planejando mudar de país e decidiu tornar a província canadense um novo lar. 


A boa notícia é que existem blogs especializados, como esse aqui da École Québec, onde pessoas como você encontra as respostas para os principais questionamentos. Aqui, vamos mostrar os valores aproximados de quanto custa imigrar para o país norte-americano. Vamos lá?

Residência Permanente no Québec: como conseguir 

Antes de entrar no assunto sobre valores e orçamento, é importante levantar a pauta sobre quais os passos necessários para conseguir formalizar a sua residência permanente. Existem três caminhos e essa decisão depende do seu objetivo. Você gostaria de trabalhar, estudar ou apenas fazer negócios?

 

Definido o objetivo, está na hora de determinar qual programa você pode enviar um pedido de imigração. Existem muitos links úteis sobre isso no portal da École Québec, com informações variadas sobre como funciona  a sociedade, o mercado de trabalho, as oportunidades de recrutamento e procedimentos de imigração.

Para quem está à procura de boas condições de vida para criar os filhos e está aberto às possibilidades de mudar-se com a família, essas razões saltam aos olhos.

A melhor parte é que o Canadá (mais especificamente o Québec) possui  programas governamentais consistentes de incentivo à imigração. Vamos falar mais sobre isso a seguir!

Converta a sua estadia temporária de trabalho numa residência permanente

Um bom e conhecido caminho é começar com uma estadia temporária de trabalho, até para testar se você consegue adaptar-se ao país. Existem alguns programas que permitem que os empregadores canadenses contratem como trabalhador estrangeiro temporário sob certas condições. 

Se você se adaptar ao país e querer transformar o sua estadia temporária em residência permanente, existem caminhos possíveis para isso. Ainda tem a possibilidade de imigrar com um emprego formal em determinadas áreas. 


Isso porque no Québec, existe uma grande demanda por mão-de-obra para pessoas com diferentes graus de formação, em especial, profissionais de Tecnologia da Informação, Usinagem, Transporte, Enfermagem e Engenharias. Mesmo sem nível superior, é possível ter boa remuneração e manter um estilo de vida equilibrado.

Gostaria de estudar e trabalhar no Québec? Descubra aqui quais são as profissões que estão em alta demanda e conheça oportunidades para morar no Canadá!

Planeje seu orçamento para imigrar para o Québec

Ao traçar seus objetivos e entender os seus caminhos, fica mais simples conseguir criar um calcular quanto custa imigrar para o Québec. O primeiro passo é entender quais são os seus caminhos para começar a fazer o cálculo do processo de imigração. 

Para critérios de parâmetros iniciais, indicamos visitar o site do Ministério da Imigração, Francisação e Integração (MIFI) e consultar a grade do contrato de autonomia financeira para atender as necessidades básicas nos três meses subsequentes da chegada ao Québec

Desde 1º de janeiro de 2022, o valor destinado a um único requerente foi de CAN$ 3.284 para CAN$ 3.371. Ainda para paramêtros de comparação, para um requerente principal com cônjuge e dois filhos dependentes, o valor vai de CAN$ 5.822 para CAN$ 5.976. Aqui neste site, você encontra todos os valores atualizados.

Ainda existem outros custos que precisam ser considerados na hora de calcular o quanto custa para imigrar para a bela província canadense. Certificações, documentações, tradições dentre outras taxas.

Você consegue consultar esses totais no site oficial do Governo. Lembrando que os valores variam bastante de acordo com o programa, objetivo e as modalidades de imigração.

Custos Indiretos para imigrar para Québec

Sobre os custos indiretos, você precisa considerar o transporte (a passagem de ônibus está em torno de CAN $3.50), moradia (varia de cidade para cidade) e ainda de alimentação. Em média, o custo mensal estimado para uma família de quatro pessoas, sem contar o aluguel, é de CAD$ 4.032. 

Tratando-se de uma pessoa solteira, esse custo gira em torno de CAD$ 1.125.

ônibus em Québec

É  importante salientar que o Canadá é um país equitativo com um dos maiores IDHs do mundo. Ou seja, o salário mínimo tem um valor condizente com se manter com qualidade de vida suficiente. Na província do Québec, esse valor é (C$ 13,50 por hora) em um contrato de 40 horas semanais. 

Por isso, no pior dos cenários, se o casal estiver ganhando apenas um salário mínimo cada um, a renda bruta será de aproximadamente C$ 57.200 por ano, que dá uma renda familiar de C$ 4.320 por mês.

Ficou mais claro sobre o quanto custa imigrar para o Québec

Aqui no blog da École Québec, você encontra curiosidades, dados e orientações para quem busca estabelecer-se na província do Québec ou até mesmo apenas aprender a encantadora língua francesa.

 
Gostaria de estudar e trabalhar no Québec? Descubra aqui quais são as profissões em alta demanda e conheça oportunidades para morar no Canadá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.