Québec: melhores passeios para família

Viajar com a família significa construir memórias preciosas! Descubra quais são os melhores passeios para família no Québec!

Quando as pessoas procuram sobre o Canadá, frequentemente descobrem o Québec e se apaixonam. Existem diversos motivos para isso, afinal, além de ser charmosa e harmônica, é uma  província acolhedora com ótimas oportunidades profissionais, altos padrões de qualidade de vida e respeito à diversidade. 

Além de tudo isso, o Québec tem passeios para todos os estilos de vida e gostos. Inclusive, conhecido por excelentes destinos para conhecer e divertir-se com seus entes queridos. Independentemente da composição da família, existe um roteiro interessante que agrada a todos. 

Aqui nesse post, vamos conversar mais sobre quais são as opções e as informações que devem ser consideradas para escolher as melhores atividades para sua família no Québec! Aproveite a leitura! 

Québec é um bom destino para viajar com a família?

Siim! Mil vezes sim!! O Québec é um lugar incrível para todas as pessoas. Além de ser um país diverso e cultural, existem atividades e passeios para simplesmente todos os gostos. Por exemplo, a província fica na costa leste do Canadá, certo? 

Por isso, possui um clima temperado continental, com quatro estações bem definidas, proporcionando uma ampla diversidade de tipos de atividades dependendo da estação do ano. No inverno, as baixas temperaturas frias dão um tom mais cálido e brilhante às ruas cobertas de neve. 

Aquela deliciosa atmosfera que estamos acostumados a ver nos filmes natalinos! Muitas pessoas visitam Québec em busca dessa experiência durante essa época e se deparam com festivais iluminados, comidas típicas e atividades para todos os gostos (e bolsos). 

O verão, por outro lado, é uma estação muito agradável, marcada por roupas mais leves, atividades ao ar livre, prática de esportes, acampamentos, praias lotadas, sorveterias movimentadas, bares com seus pátios sempre repletos de gente, festivais, muitas atividades e programas para fazer.

As estações do ano são importantes para definir quais as atividades poderão ser realizadas e adequadas para a sua família. Abaixo, separamos algumas de acordo com a estação do ano, para você se inspirar. 

Quais os melhores passeios para família no Québec?

Primavera/Verão

A partir do equinócio de primavera (acontece normalmente em 20 ou 21 de março), a temperatura em Québec começa a subir e a neve a derreter gradativamente. 

Nesta época, o clima é geralmente agradável e a temperatura durante o dia ronda os 0 °C. É a “época do açúcar”, na qual a seiva das árvores de bordo flui e permite a produção do típico maple syrup, o xarope de bordo. Inclusive, a folha dessa árvore, você já conhece: é aquela da bandeira do Canadá. 

Então começa o verão os dias são mais longos e a temperatura mais quente. Nesta estação ocorrem as férias escolares e diversos eventos interessantes animam a cidade. Nessas duas estações, é possível investir em atividades ao ar livre, como parques, piscinas, ciclovias, campos de futebol, dentre outras. 

Alguns passeios legais para essa época do ano são: 

  1. Vá a um dos muitos festivais realizados em Québec durante o verão, como o Festival International de Jazz de Montreal, o festival de comédia Sugar Sammy ou o Osheaga Music & Festival, entre outros. Estes não são gratuitos, mas valem cada centavo!
  2. Visite o centro histórico da Cidade de Québec a pé. Aproveite para admirar as belezas arquitetônicas desta joia da UNESCO, visitando seus locais mais bonitos: o Château Frontenac, o sítio histórico nacional Fortifications-de-Québec, a Basilique-cathédrale Notre-Dame, a Citadelle e as Plaines d’Abraham.
  3. Pare no Grand Marché para conhecer os artesãos locais e provar os produtos regionais. Em seguida, siga a rota de arte pública Les passage insolites.

Outono/Inverno 

No outono, (setembro, outubro, novembro), as folhas das árvores ficam amarelas, laranja e vermelhas. É época de colheita, então os mercados estão transbordando de produtos locais e um passeio bem legal é ir com a sua família colher maçãs em um pomar. Nesta época, os dias começam a se tornarem mais curtos e a temperatura a cair.

Aproveite para experimentar comidas tradicionais de Québec, como tourtière (uma torta de carne) ou caramelo de bordo ou fazer coisas que não podemos aqui na América do Sul, como patinar no gelo ao ar livre ou em ambientes fechados.

Já nos meses mais frios do ano, no inverno, é preciso estar preparado! A neve cobre o solo e você e sua família podem aproveitar todas as atividades clássicas de inverno: patinação, deslizamento, esqui, caminhada na neve, etc. Além disso, essa época é interessante para ir em eventos e festivais e beber chocolate ou vinho quente.

Nas  Les Fêtes de Noël (Festas Natalinas), que acontecem no final de ano em Québec, são mágicas e perfeitas para encantar crianças pequenas. As luzes, as decorações e a neve… A Velha Québec se transforma em uma encantadora vila natalina que parece ter saído direto de um conto de natal de Charles Dickens! 

Alguns passeios legais para fazer nessa época com a família são: 

  1. Você não pode dar um passeio noturno na cidade de Québec sem ver um pouco de arte. A instalação Plein les yeux et les oreilles, uma trilha interativa e iluminada, é perfeita para aqueles meses frios de inverno, com sua estação de aquecimento e rinque de patinação! 
  2. O Festival de Neve de Montréal (La Fête des Neiges de Montréal) é um evento obrigatório para quem quer aproveitar a temporada de frio e neve. Este festival familiar ao ar livre reúne milhares de pessoas em busca de uma experiência de inverno inesquecível, com eventos programados ao longo dos quatro fins de semana!

Aqui você descobre um pouco de como festejar, passear, aproveitar e experimentar o Québec! Na hora de planejar as suas atividades em família, lembre-se que a vida québécois segue o ritmo das estações e cada uma delas tem suas peculiaridades e aventuras para se viver. 

Como mencionamos, existem passeios para todos os públicos e idades, independentemente da composição, estilo ou preferências da sua família, sempre tem uma atividade adequada. Desde um passeio tranquilo ou uma imersão histórica na província. 

Se, por acaso, nenhuma dessas listadas acima pareceu atrativa, explore outras opções. Com certeza, encontrará algo que lhe agradará!

Quer aprender o francês québécois? Venha para a École Québec! Aqui você não aprende apenas a língua francesa, mas sim o francês québécois com as suas gírias, expressões locais, nuances e particularidades. Agende sua aula experimental gratuita aqui!