Tudo o que você precisa saber sobre o custo de vida no Canadá

Conhecer o custo de vida e se planejar financeiramente é um passo essencial para quem pensa em imigrar. Quer saber mais? Leia nosso post!

Um dos pontos mais importantes a se considerar quando o assunto é mudar de país é o custo de vida. Cada lugar no mundo tem suas próprias relações entre os preços de aluguéis, de comida, seus impostos, valores de salário, entre outros. É essencial saber quanto você vai gastar em média por mês e quanto você vai ganhar, para poder ter um planejamento financeiro bem feito e poder viver tranquilo.

Qual o valor do salário mínimo no Canadá?

Vamos falar então sobre o Canadá. A moeda oficial no Canadá é o dólar canadense. Dentro do país, seu símbolo é $ ou C$, e o padrão internacional para representá-la é CAD. Sua taxa de câmbio com o real brasileiro está na média de R$3,79 para cada C$1,00, e com o dólar americano a média é de US$0,79 para cada C$1,00. É importante lembrar que as taxas de câmbio variam diariamente, então é sempre bom conferir o valor atual antes de realizar uma conversão.

Diferentemente do Brasil, não existe um salário mínimo federal canadense. As leis trabalhistas e os valores mínimos que uma pessoa deve receber por mês são definidos individualmente por cada província. Além disso, o salário mínimo é calculado por hora de trabalho, e não por um valor mensal.

Na província do Québec, o valor do salário mínimo é de C$14,25 por hora de trabalho. Considerando a média padrão de uma jornada de trabalho de 40h semanais, a renda mensal fica por volta de C$2280,00, e o salário anual tem média de C$29.640,00.

Quais são as despesas mais comuns para se viver no Canadá?

Um fator chave para se determinar onde morar é o quanto custará para se viver em certas cidades e províncias. Algumas necessidades básicas que são envolvidas no custo de vida são:

  • Transporte
  • Moradia
  • Saúde
  • Alimentação

Transporte

Com um valor de seguro automotivo por volta de C$60,00 mensais, a província do Québec tem um dos menores custos de transporte no Canadá. Além do baixo valor para dirigir, o transporte público também tem um valor bem acessível, especialmente para quem vive nas áreas mais urbanas. Um passe de transporte para um adulto em Montréal custa C$88,50 por mês.

Moradia

Para calcular o custo de moradia, é preciso levar em conta alguns fatores como aluguel, serviços de comunicação e eletricidade. Esses valores variam de acordo com a província que você vive, além do tipo de casa que você aluga.

Um dos custos de vida mais baixos do Canadá é na cidade de Montréal, que possui valores de aluguel muito baixos quando comparados com os de outras grandes cidades, apesar de ser a segunda cidade canadense mais populosa.

Um apartamento de solteiro tem um custo mensal médio de C$702,00. Esse valor aumenta para C$903,00 para um apartamento de dois quartos, C$1112,00 para um apartamento de três quartos e aproximadamente C$2500,00 para uma casa de família.

Saúde

A província do Québec possui um sistema de saúde gratuito e universal para os seus moradores, administrado pelo Régie de l’assurance maladie (francês para gestão do seguro de saúde) ou RAMQ. Seu valor está incluso nos impostos, e portanto não é um gasto extra para os moradores da província registrados no serviço.

Alimentação

O valor médio gasto com alimentação pode variar de acordo com sua dieta, ou se você realizará suas refeições fora de casa. O gasto médio com comida no Québec fica por volta de C$328,00 mensais por pessoa, um pouco abaixo na média nacional.

Outros gastos

Do mesmo modo que no Brasil temos que pagar o IRPF, IPTU e IPVA, o Canadá também possui seus impostos anuais sobre a renda, educação e propriedade. Além disso, as províncias possuem seus próprios impostos. Isso significa que você precisará fazer duas declarações de rendimentos por ano, uma para a província onde mora e trabalha, e outra para o governo federal, cada uma com seus próprios valores.

Juntando todos os valores citados até agora, chegamos a um valor mensal estimado de C$1350,00 mensais para uma pessoa solteira morar no território canadense, sem considerar o aluguel. Comparado com outros países esse valor pode parecer alto, mas é bom lembrar que a renda mensal mínima no Québec, por exemplo, é de C$2280,00, de modo que os salários do Canadá permitem facilmente a subsistência.

Vale a pena morar no Canadá?

Falando do ponto de vista financeiro, morar no Canadá é muito vantajoso. O país possui diversas oportunidades de empregos e crescimento para seus moradores e imigrantes, e é possível sobreviver mesmo com um salário mínimo. Claro que o processo de adaptação possui seus próprios desafios, e é recomendável que você tenha uma reserva financeira para evitar problemas se surgir algum imprevisto. Entretanto, a qualidade de vida que você pode obter compensará os seus esforços e desafios.

Sendo uma das regiões mais baratas para se viver no Canadá, recomendamos a província do Québec. Ela faz parte da região francesa do território Canadense, e falar o idioma local é essencial. A École Québec oferece aulas de francês québécois, já com todas as individualidades e expressões culturais da região integradas no seu plano de ensino.

O que acha de marcar uma aula experimental e começar a flertar com o idioma? Você não vai se arrepender! 

Venha falar conosco e dê seu primeiro passo para mudar de vida!

Agende sua aula experimental gratuita aqui!